Dra. SÍLVIA JULIAN

Médica Infectologista

Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Infectologia

INFECÇÃO HOSPITALAR

(ou modernamente IRAS: Infecção Relacionada a Assistência Hospitalar)

É a infecção adquirida após a entrada do paciente em um hospital ou após a sua alta quando essa infecção estiver diretamente relacionada com a internação ou procedimento hospitalar, como, por exemplo, uma cirurgia.

Qualquer pessoa que é obrigada a internar-se em ambiente hospitalar para tratamento médico está sujeita a contrair uma infecção hospitalar, que está diretamente relacionada ao tempo de internação e procedimento a ser realizado.

A ocorrência de uma infecção dependerá principalmente da relação de desequilíbrio entre três fatores, os quais incluem a condição clínica do paciente, a agressividade e quantidade dos micro-organismos e fatores relacionados à hospitalização (procedimentos invasivos, condições do ambiente e atuação do profissional de saúde).

Em relação ao paciente (ou hospedeiro), várias condições estão associadas a um maior risco de ocorrência de infecção. Entre elas estão os extremos de idade (recém-nascidos e idosos); duração da internação; diabetes mellitus, que compromete os processos de cicatrização tecidual; doenças vasculares, que comprometam a oxigenação adequada de tecidos; alterações da consciência, que interferem com os mecanismos fisiológicos da deglutição; estados de imunossupressão, sejam inatos ou adquiridos pelo uso de medicações (ex. corticoide e quimioterapia); além de quaisquer condições que exijam procedimentos invasivos (sondagem urinária, inserção de cateter venoso central, utilização de respiradores – a chamada ventilação mecânica) e/ou cirurgias que comprometem a integridade da pele e mucosas.

O papel do Infectologista no Controle de Infecções Hospitalares de um Hospital é orientar o tratamento, detectar a ocorrência de surtos e prevenir a ocorrência dessas infecções, através de medidas educativas como campanhas de lavagem de mãos, uso correto dos antibióticos, uso das técnicas corretas nos procedimentos e medidas de controle como limpeza e desinfecção de artigos e do ambiente hospitalar, controle da qualidade da água, etc…